Páginas

Total de visualizações

quarta-feira, 9 de maio de 2012

Dúvidas sobre menstruação? As respostas estão aqui!


“Com que idade devo ficar menstruada pela primeira vez?” “Com que idade devo ter minha primeira menstruação?”
Algumas garotas  menstruam pela primeira vez com 8 ou 9 anos, e outras só menstruam com 15 ou 16 anos. A maioria menstruam com 15 ou 16 anos. A maioria menstrua com 12 ou 13 anos. A melhor maneira de saber quando você vai ficar menstruada é prestar atenção nos sinais da puberdade e perguntar à sua mãe ou irmã mais velha com que idade elas ficaram menstruadas.

“Se minha mãe menstruou pela primeira vez com 15 anos, quer dizer que a minha primeira menstruação também vai ser nessa idade?
É muito provável que sim. Está provado cientificamente que os fatores genéticos são uma influência muito importante para determinar a idade da sua primeira menstruação.

“Por que ainda não fiquei menstruada?”
Cada pessoa tem seu próprio “relógio biológico” e ele é diferente para cada garota. Por isso, não se preocupe se você ainda não menstruou: quando seu corpo estiver pronto isso vai acontecer.

“Como vou sabe que a minha primeira menstruação está chegando?”
Existem alguns sinais: Em primeiro lugar, seus seios crescem, pelos começam a crescer na vulva (entre suas pernas) e depois nas axilas. Segundo a Dra. Kathleen Stone, que é especializada em ajudar garotas a compreenderem a puberdade e a reprodução, nessa época você pode notar um fluído esbranquiçado em sua vagina. Provavelmente vai ficar menstruada uns meses depois. Quando a menstruação vier, você vai sentir uma umidade em sua calcinha, que provavelmente são gotas de sangue.

“Quanto dura a menstruação?”
A duração varia de mulher para mulher. Para algumas garotas, dura só 3 dias; outras menstruam por 7 ou 8 dias. Em geral a duração é de 4 a 5 dias.

“O que acontece se a menina não ficar menstruada?”
As garotas que chegam aos 16 anos sem menstruar podem estar com amenorréia primária (ausência de fluxo menstrual). A amenorréia primária exige exames médicos detalhados, diagnóstico e tratamento; por isso é melhor você consultar um médico.

“Quando a mulher para de menstruar?”
As mulheres menstruam até a menopausa. Na maioria das mulheres a menopausa ocorre entre 40 e 50 anos de idade. Mas ela também pode chegar antes ou depois dessa idade.

2 comentários:

Anônimo disse...

olá sr. Escritor Fantasma.
tenho 15 anos e adorei esse texto, relamente vc me respondeu algumas perguntas que tinha verginha de perguntar.
obrigada!

Escritor Fantasma disse...

De nada. Estou aqui para tentar ajudar e dar conselho a vocês